https://media.blubrry.com/hipsterstech/content.blubrry.com/hipsterstech/hipsters_019_xamarin.mp3Podcast: Play in new window | Download | Embed RSS | More Compartilhar Assinar Xamarin: Desenvolvimento multiplataforma – Hipsters #19 22/11/2016 / mobile Podcast programação / 46 Comentários Desenvolver para iOS, Android e Windows ao mesmo tempo dá muito trabalho: manter as várias bases de código livres de bug e de maneira sincronizada requer um esforço hercúleo. Já conversamos sobre Progressive Web Apps e chegou a hora do Xamarin! Bem, ou Chamarin, ou Zamarin. A plataforma foi adquirida pela Microsoft e ganha cada vez mais adeptos. Participantes: Paulo Silveira, host do hipsters, que irrita de tanto falar Xamarin com Ch. Mauricio Linhares, o cohost da risada bacana. Rodrigo Kumpera, de São Francisco, um dos hackers responsáveis pelo Xamarin! Rafael Steil, engenheiro na XP Investimentos, fã da plataforma. Links citados no episódio: Home do Xamarin Projeto Mono Episódio sobre Progressive Web Apps Sim, tem curso de Xamarin na Alura! E em breve mais. Produção e conteúdo: Alura Cursos online de Tecnologia – https://www.alura.com.br === Caelum Ensino e Inovação Edição e sonorização: Radiofobia Podcast e Multimídia Relacionado
Anthony - 0 Obrigado por ter trago este assunto no Hipsters. Quase chorei nesse podcast, após me formar, a microsoft foi a primeira empresa que comecei a fazer perspectivas de marketing. E deu certo! Antes do Windows 10, avaliando de 2012 até o atual momento, não me arrependo de ter escolhido C#. Até a XBOX deslanchou o Playstation HAHAHA Ta maravilhoso essa reviravolta cara <3 Falta agora Hipsters com ASP MVC + seus Frameworks + entrevistas com profissionais que trabalhem em empresas que utilizam C# para trazer mais visões de mercado e possibilidades que a linguagem oferece. Agora …. C# UWP All-In-One em visão de expansão, C# é a linguagem atualmente mais abrangente de todas. Responder
Welton Vaz de Souza - 0 Vc esta de sacanagem trazendo a Guerra para o melhor podcast de tecnologia do País. M$ não faz nada de graça, só pensa no lucro e na dominação mundial! 🙂 O dia que Xb…. + Tema do Nerdcast 542, rodar games na resolução 4K (Ultra HD) ai vc pode falar alguma coisa, C# é a maior sacanagem. Quero ver um Hipster falando dos custos de usar ASP MVC + seus Frameworks e também dos aspectos de segurança Responder
Anthony - 0 em qual ano você parou para dar essa resposta em 2016? lamento mas é uma resposta com pensamentos bem antigos, digamos em época de 2010/11 assista aos eventos https://channel9.msdn.com/Events/Connect/2016 Responder
Bruno Paschoali - 0 @jovemkt:disqus tem razão, caro @weltonvaz:disqus . É claro que a Microsoft continua como uma empresa capitalista, mas Satya Nadella está destruindo todo o legado do Steve Ballmer e transformando a Microsoft em uma empresa muito mais humana. A Microsoft agora é até Linux Foundation Platinum Member. Responder
Cleiton - 0 Pocha bacana o assunto (apesar de ter parecido um pouco de jaba do xamarin) Mas foi bem interessante, tenho um amigo de trabalho que trampa com .net e no ano passado ele iniciou um projeto mobile em cordova por que o xamarin era menos acessível pra quem tava começando acredito que se fosse como ele é hoje o meu amigo teria dado continuidade no projeto no xamarin. Já eu sou javeiro e pra mim não acho que valeria a curva de aprendizagem, mas claro isso é de pessoa pra pessoa. Responder
Welton Vaz de Souza - 0 Parabéns por mais um podcast fodístico, apesar de não gostar do Xamarin e do Mono, tenho incentivado o uso dos mesmos na escola que trabalho(Suporte Técnico). Para uso dos alunos, acho o Android Studio muito pesado, as solução para iOS no GNU/Linux são ruins, e por desenvolver para ambas as plataformas com pouco mudança de código e principalmente pela licença de USO menos restritiva. É também meu muito obrigado pela qualidade das aulas, sou estudante do Alura! E um abraço especial de agradecimento pelo NerdTech e Nerdologia Especial para o Paulo Silveira e Equipe do Alura! Responder
Eduardo Medeiros Branquinho - 0 Não sei se faz sentido, mas a compra do Xamarin pela MS e consequente liberação free para uso, é uma última tentativa da MS para ter mais apps no windows phone. Afinal de contas, se o código que você fez para sua app é 90% compatível com o windows phone por exemplo, e só falta aqueles 10% de coisas nativas que você precisa, talvez os devs o façam e já deixem disponíveis pra windows phone. Responder
Mayck Xavier - 0 Acho que a intenção da Microsoft é avançar no mercado com o Windows como SO para desenvolvimento de software. Eles só ganham mesmo em .NET por que muitos desenvolvedores usam Mac e Linux. A adição do Bash no Windows mostra isso também. Responder
Maurício Linhares - 0 Difícil, eles já desistiram do Windows Phone, não tem mercado nem espaço e escrever a app não é problema, manter ela é que é. Duvido muito que Windows Phone volte dos mortos. Responder
Lucas Marciano - 0 Para esse programar ficar melhor, deveriam ter colocado alguem que levante a bandeira do nativo, só para gerar um discursão sobre esse assunto. Responder
Lucas Marciano - 0 Eu to ligado, mas existe as pessoas que são da cultura nativa e outros da cultura híbrida … e essas discussões são muito boas. E pelo que eu entendi no programa, o Xamarin é uma plataforma de desenvolvimento híbrido, se ele gera códigos nativos, já são outros termos, pelo menos é isso que eu acho. Responder
Carlos - 0 É porque a terminologia “híbrida” é utilizada quando nos referimos à aplicativos baseados em WebView (página web) que “simulam” uma aplicação com componentes nativos utilizando HTML5 – o que não é o caso do Xamarin. O Xamarin utiliza C# e compila para o código de máquina da plataforma em questão (Android / iOS). Ou seja, evita que a pessoa tenha que aprender duas linguagens diferentes (Obj-C e Java) caso queira desenvolver para as duas plataformas. Nesse caso específico, existem grupos que são contra o Xamarin simplesmente porque não enxergam (ou fingem não enxergar) o valor de se ter uma base de código única para desenvolvimento. Eles acham que aprender a linguagem “oficial” da plataforma é o melhor caminho. Achei que a discussão que você estava propondo era a clássica: Devemos insistir no desenvolvimento nativo à todo o custo (Obj-C, Swift, Android) ou devemos abraçar a produtividade da web e desenvolver aplicativos híbridos (Cordova, Ionic, Framework7, Quasar Framework, Onsen UI)? Responder
Lucas Marciano - 0 Sei, massa … eu sou da bandeira dos ‘nativos’, mas entendo perfeitamente e respeito o poder dessa plataforma. Esse meu ponto de vista é por opção própria, mas quero muito aprender a usar o Xamarim no futuro.
Mayck Xavier - 0 Achei bem interessante o tópico. Sempre fui um pouco contra, mas agora assumindo a frente de mobile e sendo o único desenvolvedor de uma empresa eu vejo o Xamarin como uma boa estratégia. Farei o curso do Alura e vejo se é a melhor solução para o meu caso. Responder
Rubinho_sjr - 0 Caramba to terminando um sistema web agora e estava pensando em aprender Xamarim pra criar o app dele, ai vcs soltam um cast desses assim. Best timing ever. Excelente cast, deu realmente muita vontade de começar a desenvolver com essa plataforma. Responder
Renan Duarte - 0 Xamarin ou IONIC ? Tenho essa duvida. E outra, tem o aurelia chegando ai tbm gostaria q vcs falassem a respeito se possivel. Responder
Carlos - 0 Ionic roda em uma WebView. Xamarin gera uma aplicação com componentes nativos. Xamarin é perfeito quando você precisa de uma performance nativa para aplicativos que demandam frame rate alto. Ionic acelera o processo de prototipação e te deixa muito produtivo, inclusive aplicando layout adaptado (e muito bonito) de acordo com a plataforma. Tutorial completo sobre Ionic 2 e Angular 2: tableless.com.br/criando-uma-aplicacao-movel-com-ionic-2-e-angular-2-em-dez-passos/ Responder
Vinicius Gonçalves - 0 Quando vocês falaram sobre onde desenvolver foi citado o Visualstudio para Windows e o Xamarin Studio para o Mac. Pra quem usa Linux, existe algum ambiente de desenvolvimento, ou vocês pularam ele porque realmente não existe e eu não peguei a indireta? kkkk Parabéns pelo podcast, chegou em uma hora boa pra mim. Responder
Maurício Linhares - 0 Infelizmente não, a Xamarin ainda não dá suporte pra Linux. Esquecemos de falar isso. Responder
Jeferson Martins Bruno - 0 Você pode usar o MonoDeveloper, mas não estou sendo se ele tem os sdks da xamarin, mas vai poder programar o C# no linux. Responder
Prof. Ed - ED1rac - 0 Em determinado momento do cast foi falado sobre grandes jogos mobile que usam Unity e acho que o maior exemplo é o Hearthstone da Blizzard, uma das maiores softhouses do mundo. No caso específico do Hearthstone, o desenvolvimento em Unity possibilitou o lançamento simultâneo para várias plataformas diferentes (no lançamento, já saiu para PC e iOS, no iPad). A propósito, parabéns pelo cast! Não sei se já perguntaram e responderam, mas qual a música de abertura do cast? Alguns links: https://unity3d.com/pt/showcase/case-stories/hearthstone http://unity3diy.blogspot.com.br/2014/10/blizzards-hearthstone-made-with-unity.html http://hearthstone.gamepedia.com/Design_and_development_of_Hearthstone Responder
Paulo Silveira - 0 exclente info Ed! A musica de abertura foi criada especialmente pro podcast, pelo Pedro Lopes, do http://www.musicdot.com.br Responder
Prof. Ed - ED1rac - 0 Isso é um ponto positivo para quem tem vontade de assinar o musicdot! Gosto muito da música. Ele tem a versão completa disponibilizada ou só o trecho do início do cast mesmo? Abraço e parabéns pelo trabalho! Responder
Lucio - 0 Ótimo cast. Seria bom ouvir uma comparação com o Multi-OS Engine, que segue mais ou menos o mesma linha mas usando java, da Intel e que foi doado para a Apache. https://multi-os-engine.org Responder
Serradura - 0 Mais um podcast excelente, vou priorizar o curso do Xamarim no Alura para refinar o meu entendimento! Aproveitando… O Basecamp 3 utiliza essa abordagem multiplataforma e foi por isso que eles desenvolveram o Turbolinks 5. No último Sábado (19/11/16) fiz uma palestra abordando o uso do Turbolinks e os porquês dele do ponto de vista técnico e de negócios. Segue o link da gravação: https://www.youtube.com/watch?v=NfucOzndumU&t=2h43m Abraço e parabéns a todos por esse conteúdo relevante e de qualidade! Responder
Bruno Oliveira de Alcântara - 0 Com certeza outro ótimo podcast. Aguardando ansiosamente o episódio #20. Responder
Bruno Paschoali - 0 Vale lembrar que agora temos o Visual Studio for Mac. Assim, desenvolvedores podem utilizar essa IDE ao invés do Xamarin Studio caso prefiram. Responder
Marquinhus Goncalves - 0 Não conhecia e nunca tinha ouvido falar de Xamarin, foi demais o Podcast porque além de conhecer pude me aprofundar, não sou exatamente dessa área de desenvolvimento de app’s mas acho essencial estar por dentro de alguns relacionados a desenvolvimento web. Conteúdo muito rico. Valeu pelo Podcast. Responder
Eduardo Vital - 0 Fiquei decepcionado por terem ao lado um dos desenvolvedores do Xamarim, falarem do Mono, mas não perguntarem qual a perspectiva da Xamarim e Microsoft para o suporte ao Linux, principalmente agora com a liberação do Visual Studio para Linux. Responder
Augusto Santos - 0 Ótimo podcast. Só tenho uma observação, foi dito que é necessário um Mac em rede para dar build para SOs da Apple. O que não foi dito, e que considero essencial pra quem está começando, é que é possível dar build para dispositivos Apple com um Mac OS rodando numa máquina virtual no windows. O contrário também vale para Windows rodando numa máquina virtual no Mac onde é possível desenvolver para dispositivos rodando windows. Responder
Alex Bispo - 0 Muito bom! Gostaria de sugerir um episódio sobre Desenvolvimento Mobile Nativo: Como está o mercado? Dicas para quem está começando ou pra quem é desenvolvedor web e quer se aventurar no mudo mobile (como eu rsss)…ect. Vlw e abraços. Responder
Bruno Paschoali - 0 Fala Alex. Eles acabaram de lançar um podcast sobre desenvolvimento Android. Vai lá dar uma ouvida 🙂 Responder
César - 0 Gostaria de comecar a usar o Xamarin e tenho um mac, eu tinha baixado o Xamarin Studio, voces aconselham a baixar o Visual Studio no lugar? Obrigado Responder
Bruno Paschoali - 0 Sim, aconselho. A ideia do VS4Mac é unificar o VS com o Xamarin Studio. A própria Microsoft recomenda a mudança, uma vez que não liberarão mais updates para o XS. Era de esperar algo a respeito depois da MS comprar o Xamarin. Não faria sentido 2 IDEs. Responder
César - 0 Excelente, vou fazer o teste. Muito obrigado =D Por acaso você é desenvolvedor de apps utilizando o Xamarin? Como sou iniciante, ainda mais no C#, estou meio perdido.. Se tiver algum conselho de algo pra seguir.. Obrigado Responder
Bruno Paschoali - 0 Olá. Sou desenvolvedor .NET há 2+ anos e tenho estudado Xamarin.Forms. Você deve ter notado que há desenvolvimento Xamarin e o Xamarin.Forms é uma toolkit de abstração de código e de interfaces gráficas, possibilitando 100% de desenvolvimento C# compartilhado entre as plataformas (Android/iOS/Windows Phone), trabalhando com APIs nativas. Enfim, você tem Alura? Eles têm um curso excelente de 4 partes de Xamarin (estou fazendo a terceira parte. Também recomendo esse livro gratuito de Xamarin Forms: https://developer.xamarin.com/guides/xamarin-forms/creating-mobile-apps-xamarin-forms/ E o que mais você precisar e eu puder ajudar, pode contar comigo. Ou por aqui, ou pelo e-mail bpaschoali@gmail.com Responder