https://media.blubrry.com/hipsterstech/content.blubrry.com/hipsterstech/hipsters_028_prototipacao.mp3Podcast: Play in new window | Download | Embed RSS | More Compartilhar Assinar Prototipação: erre cedo para acertar cedo – Hipsters #28 24/01/2017 / design design & ux Podcast / 39 Comentários Muito se fala sobre tirar uma ideia do papel e colocá-la em ação. Mas antes de tirar algo do papel, é necessário colocar algo lá. Como fazer isso corretamente? Como esboçar uma ideia? Que ferramentas posso usar para isso? Participantes: Paulo Silveira, host do hipsters, javeiro quando era menino Thiago Vilaça, lead designer na Caelum e na Alura Natan Souza, o cara do UX por aqui Vitor Guerra, Diretor de Inovação na Reclame Aqui Demian Borba, Gerente de Produto da Adobe XD Links citados no episódio e extras: Artigo sobre Prototipação do Demian Borba Artigo sobre Figma do Vitor Guerra Sketch vs Adobe XD Curso UX e Usabilidade Aplicados em Mobile e Web na Caelum Curso Design Thinking na Caelum Curso de Design Sprint na Caelum Produção e conteúdo: Alura Cursos online de Tecnologia Caelum Ensino e Inovação Edição e sonorização: Radiofobia Podcast e Multimídia Relacionado
Rubinho_sjr - 0 shaushaus pois é, mas valeu a pena não ser PHP. PHP eu ja conheço, agora prototipagem é algo bem novo pra mim. Não tinha essa visão da importância de planejar assim. Responder
Rubinho_sjr - 0 Gostei muito mudou minha visão de como projetar um sistema… Sempre fiz os meus projetos com desenhos de papel e varias vezes bati com a cara na parede exatamente pq eles não deixavam realmente claro oq tinha de ser feito… Agora eu vejo que se eu tivesse criado um protótipo mais especifico pras situações poderia ter me dado menos trabalho (e me rendido algum dinheiro pelos projetos que acabei não pegando) Só preciso aprender qual é a melhor forma pra cada fase do desenvolvimento Responder
Olavo NeugierWelt - 0 Olá pessoal Acho que vale a pena usar XD design, eu um leigo em desenvolvimento que ainda está aprendendo programação, consigo montar um MVP para apresentar no eventos de startup. Responder
Paulo Silveira - 0 acho que esse é um ponto importante: prototipar até chegar próximo do MVP! Responder
Fernando Valentini - 0 Já usamos Origami para animações mas nosso fluxo perfeito agora é: Sketch + Principle + Zeplin Responder
Vitor Guerra - 0 O Principle quebra um galhão, né! Ainda mais quando bem integradinho com o Sketch Responder
Fernando Valentini - 0 Sim. Agora meu sonho é criar campos “reais” de input e controlar o fluxo dependendo do input informado e integração com os recursos de hardware do device. Mas por enquanto para nós da eNe é o melhor para criar o verdadeiro look and feel do protótipo. Além de ajudar demais para passar as animações para os dev. Responder
Vitor Guerra - 0 Sobre ativar recursos nativos, o Prototype do Craft (Invision) faz isso no Sketch. Não é super completo, está em beta ainda, mas consegue usar a câmera, consultar álbum de fotos, Mail, Safari, Telefone e Mensagens (tudo no iOS). Pode dar uma olhada aqui: https://support.invisionapp.com/hc/en-us/articles/208391196-Craft-Introduction-to-the-Prototype-plugin Abração! Responder
Mauri Ribeiro - 0 Prototipação é uma etapa essencial pra o sucesso do projeto. Ótimo episódio! 😀 Responder
Diogo Riker - 0 Muito bom!! Mas… senti falta do Axure.. acho uma ferramenta incrivel e muito poderosa… pq não falaram?!??! :'( Responder
Vitor Guerra - 0 Verdade! Axure é super difundida por aí. Particularmente não uso em minha rotina nem tenho tanta experiência com ela. Dito isso, tenho convicção que a ferramenta é o que menos importa no processo 😉 Responder
Diogo Riker - 0 verdade.. ferramenta boa é aquela q a gente sabe mexer hehehe… mas seria legal citarem o axure 😡 Responder
Jaumzera - 0 Tive uma XP muito parecida com a mencionada aos 12 minutos uma vez que apresentamos um wireframe pro cliente, feito em uma ferramenta web da qual não me recordo o nome, que imitava muito um papel rabiscado a mão. Quando entregamos o produto pro cliente, a indignação dele é que o visual não se parecia em nada com o protótipo. Tivemos que adaptar toda os artefatos de estilos da lib JSF que usávamos pra fazer o sistema ficar parecido com a p**ra do wireframe. kkkkkkk Responder
valmir - 0 Eu utilizo Linux Ubuntu. e todos os softwares de prototipação que já ouvi falar, são pra MAC ou Windowns. Alguém conhce um ferramenta boa para linux, parecido com: Figma, sketch, zeplin Responder
valmir - 0 Não é fácil essa vida, rsrsr Eu uso http://pencil.evolus.vn/Next.html mais queria algo mais completo. Responder
Vitor Guerra - 0 Dependendo do que precisa, é totalmente possível utilizar o Invision ou Marvel para prototipar. Nesse caso, estão uma etapa a frente do desenho em si. Responder
Rafael Schettino - 0 Gostei demais! Coloquem o link da página de comparativo de ferramentas de UX, por favor. Responder