https://media.blubrry.com/hipsterstech/content.blubrry.com/hipsterstech/hipsters_007_realidade_virtual_oculusrift.mp3Podcast: Play in new window | Download | Embed RSS | More Compartilhar Assinar Oculus Rift e Realidade Virtual – Hipsters #07 30/08/2016 / games hardware Podcast programação / 28 Comentários E esse revival de realidade virtual, vai pegar? Nosso host Paulo Silveira finalmente usou um desses desajeitados capacetes e, depois de passar mal com o simulador de astronauta, decidiu conversar com André Breves sobre o assunto. O que há de diferente de décadas atrás? O cinema 3D não é lá um grande game changer, será que a realidade virtual vaiser massificado e estará em nossas casas? Ou ficará apenas com os hipsters? O que está por trás dos 3 players: Oculus Rift, Vive e PlayStation VR? E sim, fizemos comentários jocosos a respeito do Pokemon Go! Participantes: Paulo Silveira, host do hipsters André Breves, desenvolvedor e colecionador de tranqueiras e gadgets Mauricio ‘Balboa’ Linhares, aquele que gostaríamos que fosse o cohost do show! Links que apareceram: Primeiro vídeo do Oculus Rift no Kickstarter Oculus Rift desmontado e… surpresa! Uma tela do Galaxy Note dentro Experiência no The Void Leap Motion em ação – você precisa experimentar isso Google Cardboard Produção e conteúdo: Alura Cursos online de Tecnologia – https://www.alura.com.br === Caelum Ensino e Inovação Edição e sonorização: Radiofobia Podcast e Multimídia Relacionado
Paulo Silveira - 0 Valeu Maike! Muita coisa acotnecendo nesse campo. Vamos ver pra onde vai! Responder
cleysonwebdev - 0 Lembrando que muitos nichos vão se aproveitar dessas tecnologias, como a industria porno e a medicina! Responder
maiconrcf - 0 Muito boa a discussão, para quem interessar tem esse Framework desenvolvido pela Mozilla https://aframe.io Responder
Cássio Almeida - 0 Excelente poscast, mais uma vez! Não foi mencionado no cast, mas tem nos links o CardBoard do Google. Tenho um e é uma excelente forma de começa a brincar com VR sem gastar muito. =] Responder
Paulo Silveira - 0 Cássio, vacilamos e nem citamos o cardboard…. foi alguns dos que ficou pra fora. Por isso deixei nos links Responder
mauriciolinhares - 0 Pior que falamos disso antes mas não comentamos no podcast, minha primeira experiência com VR foi com o pouso na lua num cardboard. Responder
Júlia Yamamoto - 0 Muito bom. Comecei a trabalhar com VR a pouco tempo e gostei muito de tudo o que disseram aqui! sempre legal saber todos os dramas e tramas xD! Ótimo programa, muito bem feito e divertido de ouvir! 😀 (pedi por esse conteúdo no segundo podcast do Hipsters, super feliz por esse tema ter aparecido!). Apesar do que disseram sobre o Leap Motion e o quão bom seria não ter que segurar nada para se sentir mais imerso, ainda acho que uma luva não seria nem um pouco intrusivo e aumentaria muito o que poderíamos desenvolver de bacana! De recomendação de coisas que você PRECISA experimentar com Realidade virtual é o Tilt Brush (que inclusive usamos recentemente para fazer o level design de um jogo para VR). https://www.youtube.com/watch?v=TckqNdrdbgk Além disso, existem aí várias iniciativas para usar a realidade virtual para cura de fobias e também para publicidade. Está começando, engatinhando, mas acho que quando menos esperarmos, vai explodir! 😀 Responder
Júlia Yamamoto - 0 Eh uma empresa voltava a eventos, então usamos muito a realidade virtual para mostrar produtos 🙂 Responder
Matheus Montenegro - 0 André Breves, por favor, me convida pra tua casa tbm, cara!? Muito bom o papo de vcs, dá pra se pensar em muita coisa para quando ficar mais “palpável” financeiramente, entrar com tudo! Ah, coloca um “_target” nesses links 😀 Abraços! Responder
Michel Cordeiro - 0 Já vem melhorando a cada episódio Paulo, sei que é algo natural e não programado, mas nesse ep. em especial, acho que o humor casou perfeito com a relevância do conteúdo. Lembro que a gente conversou um pouco no ProductCamp na vivaReal sobre o podcast e tudo mais, e acho que esse é dos grandes acertos do nerdcast. Sei que não se pode chamar isso de fórmula de sucesso, mas acho que causa uma empatia muito forte com o público. Enfim, só mais uma opinião de várias para você considerar ou não. Ta ficando cada vez melhor!! Abraço!! Responder
Paulo Silveira - 0 valeu Michel! Acho que estamos nos soltando e está ficando um pouco menos forçado. Vamos ver como fica mais pra frente. Responder
Vinicius Vinci - 0 foi o primeiro hipstertech que ouvi, mas já dei umas boas risadas. acho que escracho nunca é demais, pois conteúdo passado estritamente sério, particularmente, me entendia. parabéns a todos! (e continuem fazendo piadas!) Responder
trumae - 0 Muito bom podcast! Em um trecho voces comentaram sobre detectar movimentos sem o uso de GPS. Em principio, o GPS nem eh o sensor ideal devido ao erros do sensor. Com acelerometros e giroscopios eh possivel um boa precisao na estimativa de pequenos movimentos lineares. Falando um pouco de matematica, se temos a atitude da “cabeca” lida pelos giroscopios, podemos realizar a integracao da leitura dos acelerometros obtendo a variacao de velocidade. E integrando a velocidade podemos ter os deslocamentos lineares. Eh um pouco mais chato/dificil de fazer do que falar :). Integrar sucessivas vezes as leituras de sensores pode aumentar o erro pq estamos integrado um sinal que ja tem um erro. Continuem com o bom trabalho! Responder
André Breves - 0 Exatamente! Os acelerômetros têm uma taxa de atualização relativamente alta (1kHz), mas o erro acumulado aumenta gradativamente. Numa taxa de atualização menor (60Hz) entram os sensores posicionais absolutos (Constellation/Lighthouse) para corrigir o “drift”. Responder
Victor - 0 Legal a discussão. Acho que o óculos cairia muito bem no simulador de ciclismo Zwift (http://zwift.com/). Abraço e parabéns pelo trabalho. Responder
Evandro Teixeira - 0 Salve Hipsters, meus parabéns pelo trabalho de qualidade e pela excelente discussão sobre a tecnologia, já estou aguardando ansioso pelo próximo assunto que será abordado aqui, estão fazendo um trabalho excelente. Falando sobre VR, acredito que vale ressaltar o livro ‘Jogador N°1’ do Autor Ernest Cline, que fala exatamente sobre a realidade virtual em um futuro não muito distante e como isso muda toda a interação entre as pessoas, é um livro maravilhoso pois apresenta uma visão muito interessante sobre o uso da tecnologia. Apesar de gostar da visão do Autor do livro, ainda acredito que a VR seria bem melhor aplicada se consegui-se chegar ao patamar da VR apresentada em animes como SAO ( Sword Art Online ), onde o nível de imersão é completo utilizando somente o óculos de VR, sem qualquer necessidade do uso de hardwares adicionais. Acredito muito na tecnologia e espero que ela tenha um futuro promissor pois tenho como objetivo trabalhar com o desenvolvimento de aplicações para ela no futuro, assim como a Realidade Aumentada, que se der certo, tende a transformar totalmente o mundo que vivemos e a interação com o mundo virtual. O vídeo postado pelo @lowpis:disqus da uma ideia da Realidade Aumentada no dia a dia, mas pra quem é fá de animes, o anime Accel World trás uma visão bem mais interessante 🙂 Vlw e até o próximo episodio. Responder
mauriciolinhares - 0 Esse livro é foda! Li num fim de semana, hahaha, mas é meio assustador também como VR altera o mundo. Responder
Vinicius Vinci - 0 O problema da ‘falta de mãos’ (e depois do corpo todo) está no escopo da Myo. São pulseiras que ‘sentem’ os movimentos dos tendões, e reproduzem os movimentos de suas mãos para a experiência VR. https://www.myo.com/ Vejam o link da empresa também, que tem outras aplicações além de VR. E comprem a pulseira, pois investi toda minha herança nas ações dela e da HTC Vive, haha! (brincadeira). Ah, parabéns aos organizadores e participantes pelo podcast. Excelente, até para quem lê notícias de VR todo dia. Responder
Fred Oliveira - 0 Sou viciado neste podcast, me identifico muito, pois sempre estou testando coisas novas. Responder
Anthony - 0 Faltou a comparação de tecnologias com o Hololens Todos os problemas que foram debatidos no podcast, a microsoft já conseguiu na versão developer apresentar outras alternativas. Como não está na versão final, ainda tem muito o que atualizar e implementar, mas no futuro próximo, provavelmente a Hololens poderá ser usada no Xbox Scorpio Mas em termos de interatividade a Hololens supera Oculus Rift, Playstation VR, etc. Responder